Transformação Digital: o que é e como implantar

Já parou e se perguntou  o que é transformação digital e se seu negócio está acompanhando?

A transformação digital é algo que não se encaixa em pensar para um futuro próximo e sim no presente, no AGORA. Ela consiste em usar a tecnologia como base do seu desempenho, junto ao aumento de alcance e consequentemente de resultados.

Aí você se pergunta, quanto de investimento para me inserir nessa transformação, e por onde começar? A realidade que ninguém te conta é que não é uma guerra de quem tem mais dinheiro para investir e se sobressair e sim quem está mais apto a se inserir e mergulhar nesse universo, tendo uma boa gestão e compreensão do que realmente significa.

Devemos entender que diariamente a transformação digital está inserida na vida das pessoa, e é por isso que seu negócio deve estar preparado.  Hoje as informações correm na velocidade da luz, soluções aparecem no mesmo tempo  que entraves surgem, e o que se deve ter em mente é em como está sendo sua posição com seus clientes em relação à tudo isso, vamos à um exemplo básico: você realizou  uma postagem em suas mídias sociais, e nela tiveram comentários negativos, positivos e também dúvidas de seus seguidores, como você lida com isso? Como você retribui o carinho daquele elogio? Você deu toda atenção e fez aquele cliente com dúvida se sentir especial e sair satisfeito com seu atendimento online? E aquele comentário negativo? Você só solicitou que encaminhasse ao SAC ou fez com que de alguma forma agregasse positivamente e ainda tomou uma atitude para reverter o pensamento de seu cliente? É daí que começa uma das etapas da sua transformação, em você se colocar no lugar de seus clientes e entender como eles esperam que sejam a experiência deles em relação à sua marca.

Mas acaba aí? Jamais, vale lembrar que a transformação digital NÃO se resume apenas em experiência, ainda podemos dividir em vários blocos o que se enquadra em todo esse processo, como por exemplo melhorar a comunicação, integração de setores, agilizar e automatizar processos, implementação de dados para desenvolvimento de estratégias, que ajudam na tomada de decisões.

Tudo deve começar de um planejamento da liderança, para que seja expandido ao seu quadro de funcionários, sempre lembrando que será uma transição, onde deve ser feita com calma e empenho. Você deve começar se apropriando da tecnologia, após isso se dedicar ao domínio, e assim seguir o processo de evolução.

Uma curiosidade: você sabia que atualmente apenas 4% das organizações nacionais estão em liderança atuando dentro da transformação digital? Pouco não é mesmo?! Então te desafio à se enquadrar entre esses 4% e se tornar mais uma inspiração.

Já parou para pensar o que a transformação digital pode ajudar em sua empresa e em seu desenvolvimento? Vamos lá, segundo levantamentos da Coleman Parkes Research, avalia-se que os pontos de evolução são:

  • Desenvolvimento de novos produtos em 33% menos tempo
  • Receita em novos negócios 37% superior
  • Eficiência operacional 38% maior
  • Aumento da diferenciação competitiva em 69% das empresas
  • Recrutamento e retenção de talentos 70% mais efetivos
  • Melhora do relacionamento em76% das empresas

Devemos avaliar certos pontos como:

  • Cliente, que já foi citado anteriormente sobre sua experiência em relação à sua marca;
  • Competição, já pensou o que seu concorrente está fazendo de melhor para abordar os SEUS clientes? Esse monitoramento de concorrência é de extrema importância dentro da sua transformação e dados, onde sua análise será completa para que suas estratégias sejam desenvolvidas da melhor forma para se sobressair;
  • Valor, nesse quesito deve-se pensar no que você quer agregar ao seu cliente, e o que você está fazendo para acompanhar os desejos e necessidades do seu segmento.

Tendo em vista esses pontos, e um olhar amplo em relação à eles, é possível começar novas implementações para dar início à sua transformação digital.

E como todas as transformações e adaptações são um desafio, essa com certeza também será, não somente à você, mas à todos os seus colaboradores, e aí você se pergunta: qual o primeiro desafio vou enfrentar? E a resposta é ter a força de vontade e iniciativa para começar. Olhando com uma visão macro, você percebe que muitas empresas seguem fazendo muito do mesmo, e permanecem no comodismo pensamento “está dando certo, então vamos seguir”, mas não abrem os olhos para novas soluções de mercado que podem dar ainda mais certo.

O segundo desafio e que deve ser muito bem avaliado é a qualificação de profissionais para darem seguimento aos planos, pessoas que dominem as estratégias pelo qual você traçou, porque de nada adiantará um plano perfeito de adaptação e transformação e não ser bem executado.

Mas como todo bom negócio, um ponto muito importante de ser avaliado é o lado humano de todas essas estratégias traçadas, e para isso é importante que avalie que toda essa transformação deve ser melhor para o seu negócio, para as pessoas (incluindo colaboradores e clientes),lembrando que grande parte acha esse pilar importante, mas poucos colocam em prática, e também para o mundo, onde deve-se sempre ter claro o propósito de sua empresa.

Podemos pensar na seguinte linha: tecnologia + pessoas = transformação

Vamos concluir que transformação digital é seu olhar macro em relação às tendências tecnológicas, com foco em se tornar relevante e destacado dentro de seu segmento de mercado, mas lembrando que tudo começa de dentro da sua empresa, implementando processos de facilitação e integração entre liderança e colaboradores, dando abertura também para novas ideias e ouvindo à todos para que tenham participação deste novo início, além de bons gerenciamentos e administrações digitais qualificadas.

Deve-se ter em mente que o que está dando certo é muito importante permanecer, afinal pode ser a grande essência da sua empresa, mas também é importante que sejam aplicadas essas novas rotas em seus planejamentos para que haja evolução.

Lembre-se, a transformação digital começa quando você entende realmente que seu negócio precisa acompanhar a evolução e não pode fazer mais o mesmo.

E aí, sua transformação começa agora?!

Carrinho de compras